Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
“O senhor... mire e veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão”. João Guimarães Rosa

sexta-feira, 1 de março de 2013

Prezada(o)s pupila(o)s dos 7º anos... Vamos promover um debate sobre as questões a seguir: 1- a)Qual é o tipo de chuva muito comum na região Norte ou Amazônia do Brasil? Explique, com suas próprias palavras, por que esse tipo de chuva ocorre nesta região? b) Qual desses tipos de chuva é muito comum ocorrer na região Nordeste do Brasil? Explique, com suas próprias palavras, por que isso ocorre nesta região? 2) Os elementos físicos (hidrografia, vegetação, clima, relevo) que fazem parte de um ambiente estão todos interligados e, por isso, as características de cada um desses elementos depende dos demais. Explique a relação entre os elementos físicos da região Amazônica. 3) A Amazônia se caracteriza por ser um ambiente extremamente complexo, em que tanto as altitudes do relevo como as águas dos rios influem diretamente na fertilidade do solo. O solo da Amazônia, argiloso ou arenoso em sua maior parte, é fraquíssimo. As árvores se nutrem do próprio material orgânico que cai ao chão. Galhos, folhas, flores, frutos, vermes, insetos, fungos; tudo isso se desprende das copas e se amontoa no solo. O material apodrece, desfaz-se na terra e é sugado pela teia superficial das raízes. O chão da Amazônia não é o reservatório em que as plantas vão buscar os nutrientes, como acontece em outras regiões. Na maior floresta do mundo, o solo é só o lugar onde as árvores se apoiam fisicamente, nada mais. Retirada a capa verde, a terra não tem força para reerguer sozinha uma nova mata. a) Explique, com suas próprias palavras, por que os grandes projetos agropecuários, de mineração e parques industriais implantados na Amazônia, muitas vezes incentivados pelo governo federal a fim de promover a ocupação da região, causam grandes impactos na fertilidade dos solos amazônicos. 4) A música Saga da Amônia, de autoria de Vital Farias, discute alguns dos principais problemas da região Amazônia. Cite, justificando com versos da música, três problemas ocorrentes na região Norte do Brasil e explique suas principais causas.

6 comentários:

  1. 1-a) Na amazônia o tipo de chuva que é comum ocorrer nesta região é as chuvas de convecção e isso ocorre pelo clima ser quente e úmido(equatorial), onde quando o sol nasce há a evaporação e quando o sol se põe aquele vapor d'água condensa e precipita ocorrendo as chuvas.

    b) No nordeste brasileiro o tipo de chuva que ocorre são as chuvas orográficas onde acontece a chuva na região do Planalto da Borborema e depois a nuvem passa pelo Sertão sem chuva.

    2- O relevo da Amazônia tem uma ligação com a hidrografia, temos a Planície Amazônica entre os Planaltos das Guianas e o Central que são dois pontos mais altos fazendo uma " bacia" hidrográfica onde concentra o rio Amazonas e seus demais afluentes, o clima é equatorial(quente e úmido) onde ocorre chuvas por ser um bom clima, acontece chuvas em todas as partes no final do dia e não só o clima, mas a grande floresta contribui pela liberação do ar que será evaporado e depois ocorrerá a chuva que beneficiará a floresta.

    3- a)Porque os rios transbordam pela chuva que alaga essas áreas agrícolas causando prejuízo a quem investe naquela região e acontece a inundação de trechos da floresta, na parte mineral a queda dos produtos extraídos como o ouro caiu no mercado, o esgotamento de terras que eram de fácil exploração e outros problemas ocasionados pelos garimpeiros que acabam destruindo algumas áreas. Tem as usinas hidrelétricas que causa um impacto ambiental, três vezes mais, a energia liberada causa problemas sim, nos lados da bacia hidrográfica.

    4- LETRA DA MÚSICA, PARTE PARA GRIFAR:
    3°, 4°, 5°, 6° E 7° PARÁGRAFO.

    Espero ter ajudado os alunos dos 7°anos.
    Danton 7°C.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1a) É muito comum acorrer na região Norte ou Amazônia o tipo de chuva de convecção elas ocorrem geralmente no período da tarde (final da tarde) elas se formam da seguinte maneira com nascer do sol a temperatura aumenta e provoca a evaporação ai o vapor de água formam nuvens e então a temperatura diminui o vapor de água a condensar-se e a precipitar oque caracteriza as chuvas de convecção. 1b) A chuva mais comum da região do Nordeste são as Orográficas isso acontece porque as nuvens carregadas não conseguem passar sobre o planalto (que e muito alto) sendo assim em muitas áreas do Nordeste não chove. 2)Chove e a chuva se acumula na Planice formando a maior bacia hidrográfica do mundo então a água da chuva evapora e assim forma o clima quente-úmido.
    3) Amazônia é a maior biodiversidade do mundo sendo assim muitas pessoas tem interesse nessas terras as pessoas acabam desmatando a biodiversidade da Amazônia e assim acaba alterando no clima e na hidrografia e danificando o solo acontece isso porque com as folhas e frutos que caiam elas se tornavam adubo natural e quando as arvores foram desmatadas o solo ficou prejudicado.4)1-Desmatando:Os animais ficam sem moradia 2-Destruição da biodiversidade: Extinção dos animais 3-Trafico de animais:Os animais são vendidos para outras pessoas e muitas vezes maltratados.

    ResponderExcluir
  4. 1-a)Chuvas de convecção: essas chuvas ocorrem por causa da subida do ar contendo muito vapor d'água, e que, ao ganhar altitude, entra em contato com com as camadas frias e sofre condensação e posterior precipitação. O ar quente e úmido sobe, e desce frio e seco.

    1-b)Chuvas ortográficas: Ocorrem quando uma massa de ar encontra uma montanha. Essa massa então é obrigada a ganhar altitude onde pode ocorrer a queda de temperatura e a condensação do vapor

    2)É porque o clima é equatorial (quente e úmido) e dai ocorre a evaporação muito rápido. Quando chove a água escorre para dentro da planície por meio dos planaltos, e dai a planície se enche de água formando uma bacia hidrográfica e isso influi na fertilização deixando o solo arenoso.

    3) É porque com esses projetos as pessoas tiram a capa verde da floresta e com isso o solo fica fraco e incapaz de se reproduzir e tudo isso acontece por conta de subornos incluindo fiscais, índios e donos de terras deixando o desmatamento tomar conta de grandes florestas principalmente a amazônica.

    4) Letra da musica para grifar - 1° paragrafo (desmatamento); 2° paragrafo (os incentivos fiscais); 3° paragrafo (solo).

    Kevenn 7°B

    ResponderExcluir
  5. 1)a) E muito comum as chuvas de convecção ou convectiva isso acontece pois o sol nasce aquece e evapora o sol se põe esfria e vai se condensar e vai formar as chuvas.
    b) As chuvas Orográficas isso acontece pois as nuvens carregadas não conseguem passar sobre o planalto que e grande e alto e é por isso que quase não chove no Nordeste.
    2) Chove na planície e a água da chuva se acumula formando a maior bacia hidrográfica do mundo então a água evapora e assim forma o clima quente.
    3) Para isso acontecer precisa de desmatar sua vegetação e o solo e frágil por isso que fortalece a matéria orgânica e não se recompõe.
    4)no 12º verso fala sobre o dragão-de-ferro e penso que o dragão-de-ferro seja as motosserras e os tratores para derrubar as arvores e na Amazônia tem muito desmatamento.
    No 26 º verso fala “e quem habita nessa mata, para onde vai se mudar?” eu penso que quem mora na “mata” são os animais e os índios e esses animais estão entrando em extinção por causa do desmatamento e os índios acabam indo para cidade pois não existe mais a “mata”.
    No 29 º verso fala sobre a perseguição essa perseguição e por causa do desmatamento que por causa disso tem muita fiscalização mais elas estão sem armas então isso não adianta quase em nada.

    Isabela Demarque 7ºC

    ResponderExcluir
  6. 1-
    a)As chuvas de convecção, pois durante o dia, é evaporada a água pela grande quantidade de árvores e pelos rios, formam as nuvens e após o pôr-do-sol chove.
    b)A chuva orográfica, pois o planalto da Borborema faz com que a chuva, e o ar úmido não passe, por isso o sertão do Nordeste é seco.
    2- Por ter o relevo plano e baixo,ou seja, dois planaltos e uma planície, atinge a hidrografia dando mais bacias hidrográficas, que atinge o clima deixando-o úmido e quente por estar próximo a linha do equador.
    3-Esses projetos causam um grande impacto, pois terão que desmatar a vegetação, e a vegetação que dá "adubo" ao solo da Amazônia,então, sem a vegetação o solo que já é podre, vai piorar na sua fertilidade.

    ResponderExcluir