Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
“O senhor... mire e veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão”. João Guimarães Rosa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Participar do blog conta ponto na aula de Geografia!

Comente reportagens, leituras, pesquisas... impressões sobre o continente africano...

12 comentários:

  1. O continente africano ocupa uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, esse fator o coloca como um dos maiores continentes do planeta, devido a sua extensão territorial abriga uma grande variedade de vidas. Em toda extensão territorial do continente é possível identificar distintas paisagens naturais e composições vegetativas, tais como floresta Tropical da bacia do rio Congo no centro do continente, além do deserto do Saara que ocupa uma área do tamanho próximo ao território do Brasil. ALUNO:Thales Augusto Rocha Teixeira 8°"A"

    ResponderExcluir
  2. Um continente muito pobre pode ser chamado de Continente Africano. Já se não bastasse o desespero por um prato de comida, o continente vem sofrendo sérios problemas quanto á doenças que vem matando muita gente. Um continente tão extenso, nunca passaria pela nossas cabeças ou mentes que a África passaria por problemas como estes.
    Sede da Copa Do Mundo de 2010, o governo gastou milhões de dólares com um estádio. Quando esse dinheiro poderia está sendo utilizado para combater a fome e a pobreza.
    ALUNA:Bárbara Vasconcelos de Paula Neves 8º'A'

    ResponderExcluir
  3. Segundo as pesquisas feitas, a África anda sendo muito atingida por várias doenças que se espalharam muito rápido. Entre elas está a Aids, uma doença que ainda não foi feita a descoberta da cura dessa doença. Esse caso é tão grave na África que nove em cada dez pessoas que sofrem com HIV são africanos. O fato da Aids se espalhar rapidamente pode ter haver com a falta de informação sobre o vírus, a falta de estrutura nas medicinas, e o sexo praticado sem responsabilidade.
    Aluna: Isabella Silva Pereira

    ResponderExcluir
  4. Os maiores estádios da Copa estão em Johannesburgo. São eles: o Soccer City, com capacidade para 94,7 mil espectadores, e o de Durban com capacidade para 70 mil. A abertura e a grande final da competição serão justamente na província de Gauteng, onde também fica a capital Pretória.A África do Sul tem três capitais: Pretória é a administrativa, onde fica o presidente; Cidade do Cabo, a capital legislativa; e Bloemfontein, a capital judiciária.
    ALUNO:Diego Gabriel Martins de Sousa 8°"A"

    ResponderExcluir
  5. "A África do Sul se tornou um dos destinos de viagem que teve o mais rápido crescimento no mundo, que contribui com 7 a 8% do PIB nacional e emprega cerca de 3% de trabalhadores sul-africanos.
    O país oferece a qualquer turista uma vasta variedade de opções. É uma terra de inigualável.
    A África do Sul não é simplesmente um destino de viagem qualquer, é uma experiência que permanecerá com o visitante por toda vida. Frequentemente descrita como um mundo em em país, a África do Sul oferece ao visitante uma variedade de paisagens de tirar o fôlego, de deserto e florestas exuberantes a elevações montanhosas e vastas planícies desertas."
    ( http://www.africadosul.org.br/?pg=turismo )

    Na minha opinião esse texto nós traz que na África, não há APENAS pobreza, fome e aids, apesar de ser coisas que se vê na grande maioria do continente, há sim países e lugares que são RICOS. Não de dinheiro, mas sim de riqueza natural e cultural, que eu acho que são fatores essenciais para um desenvolvimento melhor de um continente.

    ResponderExcluir
  6. O Continente Africano apresenta grande diversidade étnica, cultural e política; sendo o continente africano o mais pobre de todos. Dos 30 países mais pobres do mundo, 21 são africanos. É também o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes.
    Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles. Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

    O Continente Africano conserva algo primitivo e intocado nos animais e nos parques, sem mencionar as belas savanas que encantam qualquer turista. Um local repleto de magia, belezas e contrastes sociais.

    Os safáris são o grande atrativo da região que em uma das línguas oficiais do Quênia, o kiswahili, quer dizer jornada. Com a proibição das armas a única coisa disparada no local são os flashes para levar uma recordação da bela fauna para casa. Para quem gosta de uma aventura ou quer ver os animais selvagens em seu habitat natural, é uma excelente escolha como destino turístico.

    Os habitantes da savana, os Masai estão sempre vestidos de vermelho porque segundo a lenda essa cor espanta os leões. Para quem quer curtir essa aventura, no Quênia estão algumas das melhores Reservas e Parques do continente; entre todos eles o destaque vai para o Parque Nacional Masai Mara que está repleto de elefantes, leões, girafas, búfalos e zebras. Esse é o destino ideal para quem aprecia, gosta ou quer conhecer as melhores belezas naturais selvagens e rústicas.As principais cidades do Continente Africano são: Cidade do Cabo, Johanesburgo, Durban e Pretória. Aqui você até esquece que está na África e perto das savanas. Uma infraestrutura fantástica pronta para receber qualquer turista com conforto. A cidade do Cabo é a capital legislativa do país e é comparada do Rio de Janeiro no quesito beleza. Já Johanesburgo pode ser comparada à São Paulo por sua agitação.

    Clima

    Distinguem-se na África os climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.

    * O clima equatorial, quente e úmido o ano todo, abrange parte da região centro-oeste do continente;
    * O tropical quente com invernos secos domina quase inteiramente as terras africanas, do centro ao sul;
    * O clima desértico, abrange uma grande extensão da África, acompanhando os desertos do Saara e de Calaari;
    * O clima mediterrâneo abrange pequenos trechos do extremo norte e do extremo sul do continente, apresentando-se quente com invernos úmidos.

    Quem pensa em colocar a África como próximo destino nas férias não precisa se preocupar muito com as roupas já que o clima é parecido com o do Brasil. Apesar disso costuma fazer frio de manhã e a noite. O ideal é levar roupa de verão e inverno.

    Há muito para se falar sobre o continente africano, e ultimamente a região tem se tornado um destino turístico muito procurado em todo o mundo por pessoas ávidas de manter um contacto mais íntimo com a vida selvagem. Cabo Verde, Ilhas Canárias, África do Sul, Angola e Moçambique têm atraído a atenção de quem procura umas férias para lá de exóticas.

    Lembre-se que alguns países exigem que se tomem vacinas contra malária e febre amarela, por isso programe-se com antecedência, antes da viagem faça a consulta do viajante e dê preferencia às agências de viagens especializadas neste tipo de roteiro turístico!

    Este é o processo de integração mais antigo e mais adiantado de toda a África. A CEAOr é formada por um conjunto de três países: Quénia, Uganda e Tanzânia, que no seu conjunto reúnem uma superfície de 1,85 milhões de quilómetros quadrados e uma população de 37,6 milhões de habitantes (em 1973). A sua dimensão económica é ainda muito reduzida, com um PIB global de 5204 milhões de dólares em 1972 e um PIB per capita de 140 dólares.
    Aluno : Luis Ricardo De Aquino Honorato 8º "A"

    ResponderExcluir
  7. O tempo e o clima da África do Sul

    Uma localização subtropical, moderada pelo oceano em três flancos do país e a altitude do planalto interior são os factores responsáveis pela temperaturas quentes tão típicas da África do Sul – e de que os estrangeiros que nos visitam muito gostam.

    A África do Sul é famosa pelo seu sol. É um país relativamente seco, com uma queda de chuva média anual de cerca de 464 mm (comparado com a média mundial de cerca de 860 mm). O Cabo Ocidental é a parte mais chuvosa durante o Inverno, mas o resto do país é geralmente uma região com chuvas no Verão.

    Por outro lado, as temperaturas tendem a ser mais baixas do que em outros países em idênticas latitudes – é o caso da Austrália, por exemplo – devido sobretudo a uma altitude maior relativamente ao nível do mar.

    No planalto interior a altitude – Joanesburgo está situada a 1.694 metros – mantém as temperaturas médias de verão abaixo dos 30ºC. No Inverno, pela mesma razão, as temperaturas nocturnas podem descer quase a zero e em alguns sítios mais do que isso.

    As regiões costeiras são por isso as mais quentes durante o Inverno. Existe, no entanto, um contraste grande entre as temperaturas na costa leste e oeste, devida respectivamente às correntes quentes das Agulhas e frias de Benguela que varrem as costas.

    Como estamos no hemisfério sul, as nossas estações são ao contrário das da Europa e América do Norte, por isso, sim, é verdade – passamos o Natal na praia!

    Verão
    Em quase toda a África do Sul, o Verão (meados de Outubro a meados de Fevereiro) caracteriza-se por tempo soalheiro e quente – com muitas trovoadas durante a tarde que rapidamente desaparecem, deixando um cheiro quente a terra, como só em África existe.

    O Cabo Ocidental, com o seu clima mediterrânico, é a excepção, com as suas chuvas habituais no Inverno.

    Outono
    O Outono na África do Sul (meados de Fevereiro a Abril) é, de certo modo, a melhor época do ano. Com muito pouca chuva em todo o país e fazendo calor mas não demasiado, vai arrefecendo à medida que a estação avança.

    Na Cidade do Cabo, o Outono é fantástico, com dias cheios de sol e quentes, com noites aprazíveis que leva muita gente às esplanadas.

    Inverno
    O Inverno na África do Sul (Maio a Julho) caracteriza-se nas áreas mais altas do planalto interior por dias secos, com sol, com um pouco de vento, e noites frias. Por isso, se vier nesta altura, é melhor trazer roupas quentes.

    A costa quente e húmida de KwaZulu-Natal, assim como as províncias de Lowveld (zonas mais baixas) de Mpumalanga e Limpopo, têm um Inverno fantástico, com dias muito amenos de sol e nem uma ponta de vento ou chuva.

    No Cabo Ocidental a maior parte da chuva vem no Inverno, com muitos poucos dias nublados e chuvosos. Mas são sempre intercalados com dias maravilhosos para rivalizarem com o famoso Verão inglês.

    Nas montanhas altas do Cabo e de Drakensberg, em KwaZulu-Natal, por vezes neva no Inverno.

    Primavera
    Em nenhuma outra parte da África do Sul (Agosto a meados de Outubro) é a Primavera tão espectacular como nas províncias do Cabo. Aqui, esquece-se o Inverno cinzento quando milhares de plantas pequenas, tantas delas insignificantes, começam a atapetar as planícies com flores.

    A viagem para observar as flores de Namaqualand no Cabo Ocidental e no Cabo Norte é para muitos Sul Africanos uma autêntica peregrinação anual.

    ResponderExcluir
  8. Execicio 6.

    Podemos dizes que na Africa atualmente não, esta mudando. Ainda muitas pessoas vivem nas ruas e nem se que ter uma cama decente para durmir ou algo para se alimentar.
    Ainda na África existe muita desigualde, podemos dizer que, quem e rico e rico e quem e pobre vai ser pobre, comcerteza isso e muito dificel de mudar. Podemos dizer que a África são pocas pessoas que podem ter um carro uma comida, uma casa para e um emprego que ganhe bem. Muitas pessoas trabalhão de mais e ganha uma michura pelo seu esforço.

    Aluno: Ygor Seiji Neves Nakamura - 8ºa

    ResponderExcluir
  9. *Acho que por traz da pobreza na África existe um povo com muita capacidade e com vontade de viver. Na minha opinião a cultura africana é uma das mais bonitas. Temos também que ver que a África é muito "decadente"(por falta de palavra melhor), tendo maior indice de Aidéticos. Temos também os albinos, um grande problema. Devíamos apoialos ao máximo!

    Aluna:Rafaela Honorato - 8ºA - ESEBA

    ResponderExcluir
  10. Durante o século XIX e ínicio do século XX, vários países europeus colonizaram a Africa, destacando-se, principalmente, a França e a Inglaterra, que ocuparam as maiores porpoções do continente. Tambem possuiam terras na África Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal.

    Aluna: Mariana Matias Alves. 8° "C"

    ResponderExcluir
  11. A africa é o continente menos desenvolvido do planeta,apesar de possuir enormes riquezas minerais e energéticas.Afinal ela possui 75% do cobaldo,dois terços dos diamantes,mais da metade do ouro e um terço do urânio de todo o planeta.Curiosidades: É a ecônomia que mais cresce, depois da China e da Índia; tem a segunda maior fábrica do mundo; é o décimo quinto maior mercado de ações do mundo; tem o quinto maior deserto do mundo o Kalahari; tem um sistema de eletricidade dentre os mais baratos do mundo; possui um banco na lista dos melhores do mundo. Aluna: Larissa de Lima.8º ano C

    ResponderExcluir
  12. A África mesmo por ser o terceiro continente mais extenso do mundo, ela passa por várias dificuldades como: a pobreza, as doenças e principalmente a desigualdade social.

    Bruna Cristina Silvério Diniz - 8 ano C

    ResponderExcluir