Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, Minas Gerais, Brazil
“O senhor... mire e veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão”. João Guimarães Rosa

sábado, 2 de outubro de 2010

Resumo do Filme "O jardineiro fiel"

O Jardineiro Fiel

Direção: Fernando Meirelles


O filme “o Jardineiro Fiel” conta uma história de amor entre um Diplomata Britânico, Justie, e uma Defensora dos Direitos Humanos, Tessa. Em uma palestra da ONU, onde Justin Quayle (Ralph Fiennes), proferi uma palestra sobre ações pacíficas de seu governo, Justin, no término da palestra, é indagado por uma jovem pacifista, Tessa (Rachel Weisz), sobre o que ele tinha a dizer do apoio político e militar de seu governo a invasão do Iraque e também sobre os milhares de civis mortos.
Cria-se um mal estar na palestra, amigos de Tessa tentam fazê-la parar, em vão, ela descarrega um discurso pra lá de pacifista pra cima de Quayle. As pessoas se retiram do recinto, restando apenas réu e acusador. Os dois rumam para um café, ele compartilha das idéias da garota, iniciam uma sincera relação de amor.
Justin está de partida para a África (Quênia), um continente afetado por uma pobreza terrível, e Tessa pede pra ir junto, partem rumo à outra realidade. Lá, Tessa logo faz amizades, engravida e começa a se envolver com questões delicadas: empresas farmacêuticas que atuam no continente usando africanos como cobaias de um novo remédio e que pode estar matando milhões de pessoas.
Tessa aliada a um médico e alguns amigos fez uma viagem motivados pelo objetivo de acabar com uma empresa de pesticidas, que se servia da ignorância da população desse país para testar medicamentos, fato que levava a que ocorressem muitas mortes, sem nenhuma explicação. Esta é uma realidade ainda existente em África. Tessa não queria que o marido soubesse o que ela andava a fazer, para não arruinar a carreira dele, o que leva a que Justie desconfie que a mulher o andava a trair. Durante a viagem Tesse fica grávida e na altura do parto decide fazê-lo onde todas as mulheres da região o faziam, um hospital sem as mínimas condições de higiene e privacidade leva a que o seu bebe morra. Ao lado da cama de Tessa encontrava-se uma jovem vítima do medicamento “Dypraxa”, que acaba por morrer. Mais tarde Justie regressa ao seu país, enquanto Tessa continua em África. Dias depois Justie recebe a notícia da morte de Tessa. Regressa a África para identificar o corpo da mulher, onde descobre o que ela andava a fazer e decide continuar com a sua investigação. Com a ajuda de muitas pessoas e enfrentando vários perigos conseguiu desmantelar a rede. Após o sucedido vai ao mesmo local onde morreu Tessa e é morto a tiro por pessoas que provavelmente estavam ligados à rede e que teriam matado a sua mulher.

33 comentários:

  1. Olá, Suely!
    Eu sou a Lorena do 8º ano C e adorei o resumo que você fez sobre o filme... bastante explicativo!
    Queria que você tivesse escrito esse resumo antes da gente fazer o nosso... (hihi) "Ctrl C" e "Ctrl V" (copiar e colar)! Mas, acrecentando na matéria, você poderia completar o seu texto com algumas informações sobre o filme, tais como o tempo de duração do filme.

    ResponderExcluir
  2. Mpas... São como chaves para mistérios insolúveis e complicados! Adoro coisas do tipo...

    Postado por: Lorena Souza Olivera, 8ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena quantos vc tem????

      Excluir
    2. Lorena gostosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
  3. Olá professora. Seu resumo ficou bom. Adorei e não mudaria nada! Realmente você conseguiu explicar bem o que o filme quis nos 'transmitir'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia vc é muito bonita...Quantos anos vc tem???

      Excluir
  4. Ah, eu eu gostei muito da sua frase do início!

    ResponderExcluir
  5. Gustavo Bataglioni 8ºC21 de outubro de 2010 às 08:48

    OLÁ SUELY GOMES,
    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG,
    VC PODERIA COLOCAR ALGUNS JOGOS EDUCACIONAIS NO SEU BLOG PARA OS ALUNOS INTERAGIREM + COM A MATERIA
    BY:GUSTAVO BATAGLIONI LAGOGRANDE
    8ºC,

    ResponderExcluir
  6. ACHEI MTO LEGAL SEU RESUMO ESPERO QUE VC ACHE A MESMA COISA DO MEU KKKKKKKKKKKKK
    OLHA SOBRE O TRABALHO DE CAMPO
    EU PERDI A MINHA AUTORIZAÇAO PARA IR, MAS O LINDOMAR DISSE QUE MINHA MAE PODE DAR UMA AUTORIZAÇAO A MAO
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Gustavo Bataglioni Lagogrande21 de outubro de 2010 às 08:56

    Os países africanos conquistaram as suas independências políticas das potências coloniais, mas continuam a ser dos mais dependentes economicamente no mundo apesar dos seus imensos recursos minerais

    ResponderExcluir
  8. Suely, gostei muito do seu blog, achei interessantíssimo e resolvi te seguir. Depois passa lá no meu perfil para dar umas olhadinhas.

    ResponderExcluir
  9. Professora, Suely Gostei Muito De Seu Resumo, Parabéns, Gostei Também De Seu Blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi Suely, eu achei muito interessante o seu resumo, adorei o seu blog, seria legal se você fizesse resumos de outros filmes.

    BY:Pedro de Almeida, 8ºc

    ResponderExcluir
  11. Professora Achei um resumo muito legal também.
    Quando o Diplomata Justin, foi surpreendido pela noticia da morte de sua esposa, sua vida se transformou numa constante e emocianante aventura pelo mundo afim de procurar as verdadeiras razões do assassinato estúpido e inexplicável de sua adorável companheira. As suas convicçoes mais ortodoxas de conceitos do bem estavam abaladas. O envolvimento incontestável dos interesses inexcrupulosos dos poderosos grupos financeiros que manobravam com os laboratórios, transformando vidas humanas em deploráveis cobaias, na pressa irresponsável de lançar produtos novos no mercado, deixava aquele homem, que apesar de ter tido na vida a posição privilegiada de diplomata britânico, ganhando conhecimento de toda a maldade ( e consequentemente a bondade) da verve humana,nunca chegaria a imaginar houvesse tâo ardida podridão no meio farmaceutico mundial.
    A partir desta descoberta o seu íntimo também sofreu uma dissecação desregrada dos paradigmas criados em toda sua trajetória de vida, levando aos pouco ao empobrecimento espiritual em busca de respostas que cada vez mais o surpreendia, como o fato de ser apontado como um marido traído, e de repente se depara com a crua verdade de que aquele que seus amigos acusavam de amante, amigo traidor, era na verdade homosexual e tinha por sua querida copanheira, um amor acima das vicissitudes bestiais do sexo.
    Os seus, considerados verdadeiros amigos, velhos companheiros de trabalho, se revelaram numa outra face o que havia de mais sórdido com interesses escusos de poder e dissimulação.
    São personagens de uma humanização quase perfeita. Vão do mal urbano propriamente dito ao ingênuo e despreparado primitivo. Neste ambiente de ramificações mundias que vai de Naiorobi na Africa, passando pela Europa e raspando no Canadá, este romance de Le Carré é leitura imperdível para os amantes de um boa ficção com resquicios de verdade das profundezas insondáveis caráter humano.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Bernardo Camilo Barros 8anoC24 de novembro de 2010 às 08:26

    Suely...
    Seu blog contem várias reportagens, leituras, pesquisas de interessante.Por isso te dou meus parabéns pois está sendoo um ótimo trabalho !
    Bjoos

    ResponderExcluir
  14. SUELY... PARABÉNS PELO BLOG E PELO RESUMO ADOREI...

    ResponderExcluir
  15. SUELY... PARABÉNS PELO BLOG E PELO RESUMO ADOREI... ESTOU SEM PALAVRA!

    ResponderExcluir
  16. Suely...
    Esse resumo fico bom eu gostei muinto desse filme O jardineiro fiel
    Obrigado pelo resumo

    ResponderExcluir
  17. suely vc caiu do céu !!
    adorei bjss

    ResponderExcluir
  18. acho que pessoas que perdem tempo em escrever traços de linhas, chamando outra pessoa de gostosa e perguntando a idade é um PEDOFILO E MERECE FICAR PRESO SEU MANIACO ( ANONIMO ) FILHO DE QUEM TE PARIU....... ASS: ( EU CIA DE POLICIA )

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo resumo está ótimo. ASS: ( EU CIA DE POLICIA )

    ResponderExcluir
  20. Nao Lir mais teve ta bom

    ResponderExcluir
  21. Para voce que pergunto a idade dessa menininha
    (Pedofilo Anonimo:Voce ta na nossa mira)
    (Y)
    Ass:Soldado do Exercito

    ResponderExcluir
  22. Parabéns ficou ótimo o resumo ameeeei , bem explicado

    ResponderExcluir
  23. kkkkkk, o melhor são os comentários

    ResponderExcluir